UNetbootIn – Criação de Isos de distribuições Linux de forma fácil

O UNetbootin é uma ferramenta gratuita e bastante simples de usar que permite criar pens USB não de ISOs de distribuições Linux, mas também de ferramentas como a aplicação de remoção de vírus “Kaspersky Rescue CD”, deixando de ser necessário “queimar” propositadamente um DVD para o efeito.

Ecrã Inicial do UNetBootin - Fonte: Página Oficial
Ecrã Inicial do UNetBootin – Fonte: Página Oficial

Em termos de funcionalidades, esta ferramenta possibilita gravar um ISO que já tenhamos descarregado anteriormente ou então selecionar uma distribuição de Linux e o UNetbootin irá encarregar-se de todo o processo, desde o download até à gravação em formato bootable na pen.

Pode ser descarregada no seu site oficial em https://unetbootin.github.io/ e está disponível para Windows, Mac e Linux.

[OSX #6] Forçar a drive ótica a ejetar

Por vezes, ocorre um problema e não conseguimos ejetar o CD/DVD que está dentro da drive, no entanto não se preocupe, pois há uma solução muito simples.

Quando o computador arranca, prima e deixe ficar premido o botão do rato, isso irá forçar a drive a ejetar.

 

[OSX #5] Criar um atalho para um ficheiro

Para criar um atalho para um ficheiro, basta que clique e arraste o original para o local onde quer criar o atalho, e antes de largar o botão do rato no local onde o quer deixar, prima simultaneamente as teclas:

alt + cmd

O atalho será então criado, quando largar o botão do rato.

Screen Shot 2013-02-04 at 9.17.20 PM

 

Dúvidas e sugestões nos comentários. Obrigado!

Bom e Barato – VLC Media Player

Por vezes, quando descarregamos vídeos da internet, somos presenteados com uma mensagem de erro dizendo que não é possível reproduzir o ficheiro por não possuir o codec necessário.

Felizmente, há uma solução para a grande maioria desses problemas para além dos codec packs que abordarei oportunamente, o seu nome é VLC Media Player.

largeVLC

Este reprodutor de vídeo, custa 0 cêntimos e traz embutida a maior parte dos codecs necessários para ver vídeos, tudo isto numa interface bastante intuitiva, com ele cada vez que descarregarem um filme (do clearbits ou do archive.org por exemplo 🙂 ), poderão ter quase toda a certeza que será reproduzido sem quaisquer instalações adicionais ou outro tipo de complicações, acreditem os formatos suportados são muitos mesmos.

vlc_interface

Relativamente à qualidade de imagem, esta é bastante boa, por isso provavelmente ninguém deverá ter queixas neste tópico.

 

Uma das úteis funcionalidades, é o suporte a legendas em ficheiros externos, basta que vá ao menu vídeo -> subtitle track -> open , escolher o ficheiro e já está, a legenda é adicionada.

Se acham que o facto de o Windows 8 não reproduzir DVD’s é um problema grave? Então deixa de ser, o VLC suporta a sua leitura de uma forma bastante simples também, e se durante a instalação deixar predefinir os ficheiros, então o DVD será lido com um simples duplo clique no ícone da drive.

Para mim, este programa é essencial, já faz parte da lista de aplicações a instalar após uma formatação nos meus computadores já há muitos anos. Disponível para Windows, Mac e Linux.

[OSX #2] Hot Corners

Os Hot Corners, são um excelente auxilio na manipulação de janelas no sistema operativo da Apple, através desta funcionalidade podemos deslocando o cursor para um dos cantos do ecrã mostrar o ambiente de trabalho, mostrar todas as janelas da mesma aplicação, todas as janelas abertas, etc.

Para definir os Hot Corners, abrimos as preferências do sistema e clicamos em Desktop & Screen Saver:

Screen Shot 2013-02-04 at 8.34.54 PM

 

De seguida, clicamos no separador “Screen Saver” e depois no botão “Hot Corners”:

syspref_hotcorners

 

Na janela que surge, podemos então definir o que acontece quando movemos o cursor para cada um dos cantos do ecrã:

Screen Shot 2013-02-04 at 8.48.25 PM

 

Eis as ações possíveis:

Screen Shot 2013-02-04 at 8.49.26 PM

 

Dúvidas ou sugestões, nos comentários. Obrigado!

[OSX #1]Como tirar Screenshots

Esta é uma pergunta que muitos novos utilizadores Apple me fazem, como se pode tirar screenshots no OSX?

Existem 3 formas para tirar:

Todo o ecrã

Premir simultaneamente cmd + shift + 3

Apenas uma área específica do ecrã

Neste caso deverá premir simultaneamente cmd + shift +4 , o cursor mudará de ícone para uma mira, clique e sem largar selecione a área desejada.

Uma janela específica

É também possível tirar um screenshot de apenas uma janela, para isso prima ao mesmo tempo cmd + shift + 4, e quando o cursor mudar, coloque-o em cima da janela desejada e prima a barra de espaços, a janela é selecionada, dê um clique e o screenshot é tirado.

Os screenshots tirados, são depois guardados no desktop e o nome é a data e hora em que foram tirados.

Screen Shot 2013-02-04 at 8.15.32 PM

Repor a barra lateral do iTunes

Se tal como eu, utilizarem o iTunes da Apple para gerir e desfrutar dos conteúdos multimédia, principalmente a coleção de ficheiros mp3, certamente repararam que a interface desta aplicação na última versão foi significativamente alterada, sendo uma das principais alterações a remoção da barra lateral, substituindo-a por uma caixa dropdown.

itunes_lateral1

 

Apesar desta mudança ter sido muito provavelmente do agrado da maior parte dos utilizadores, certamente haverá muitas pessoas (eu incluído) que acham que a barra lateral era um sistema melhor.

Felizmente, existe uma forma de a repor, para isso basta premir simultaneamente as teclas ctrl e s, ou seja:

ctrl + s

Desta forma, a barra lateral será reposta:

itunes_lateral2

 

Para mim, muito melhor.