[cmdexe #8] Copiar output de um comando para a clipboard

A linha de comandos do Windows possui uma funcionalidade bastante interessante e que por vezes pode dar bastante jeito.

Imagine que pretende correr um comando do género ipconfig /all e copiar o seu output para um ficheiro de texto. Aí teria de executar o comando, selecionar todo o texto de output, copiá-lo e só depois colá-lo no sitio desejado.

No entanto, existe uma forma de acelerar este processo, basta que após o comando inserido acrescente o sufixo “|clip”, por exemplo:

ipconfig /all |clip

Após correr o comando, basta ir a um ficheiro de texto e fazer colar.

clip

Pode experimentar com qualquer comando que tenha um output.

UNetbootIn – Criação de Isos de distribuições Linux de forma fácil

O UNetbootin é uma ferramenta gratuita e bastante simples de usar que permite criar pens USB não de ISOs de distribuições Linux, mas também de ferramentas como a aplicação de remoção de vírus “Kaspersky Rescue CD”, deixando de ser necessário “queimar” propositadamente um DVD para o efeito.

Ecrã Inicial do UNetBootin - Fonte: Página Oficial
Ecrã Inicial do UNetBootin – Fonte: Página Oficial

Em termos de funcionalidades, esta ferramenta possibilita gravar um ISO que já tenhamos descarregado anteriormente ou então selecionar uma distribuição de Linux e o UNetbootin irá encarregar-se de todo o processo, desde o download até à gravação em formato bootable na pen.

Pode ser descarregada no seu site oficial em https://unetbootin.github.io/ e está disponível para Windows, Mac e Linux.

Aceder ao modo de segurança a partir do Boot do Windows 8 ou 10

Advanced Boot Options

Se já tentou premir a tecla “F8” ou a  combinação “shift +F8” sugerida em vários websites para aceder ao modo de segurança no Windows 8 ou no Windows 10 em modo UEFI, provavelmente deparou-se que o seu esforço foi em vão…

Caso consiga aceder ao sistema operativo, existem várias formas de reiniciar em modo de segurança, como abrir o menu iniciar e clicar no botão “Ligar/Desligar” ou “Power” na versão inglesa e manter premida a tecla shift ao mesmo tempo que clica em reiniciar.

No entanto, existem casos em que o sistema operativo não arranca e por isso não consegue efetuar esta combinação.

Através deste método irá poder aceder ao modo de segurança através das “Advanced Boot Options”, no entanto irá necessitar de aceder a uma terminal de linha de comandos, o que poderá fazer através de uma pen com o sistema operativo (pode descarregar aqui para o Windows 8 ou aqui para o Windows 10) e arrancar o computador através da mesma.

Após fazer boot com a mesma, abra uma linha de comandos (Advanced Boot Options -> Command Prompt) e escreva:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

Reinicie o computador e prima a tecla F8 no arranque, irá então surgir o ecrã de seleção de sistema operativo e que lhe possibilitará aceder ao modo de segurança premindo a tecla F8 que o levará até às “Advanced Boot Options”.

Para desativar o ecrã, basta correr:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard

Nota: Se desejar, poderá correr já este comando na linha de comandos com permissões de administrador (clique direito sobre o botão iniciar -> Linha de Comandos (Administrador) ou Command Prompt (Admin) na versão inglesa) e desta forma já não necessitará de criar uma pen de recuperação caso aconteça algum problema.

Nota 2: Caso nas advanced boot options, surja a opção “Start-up settings”, poderá também arrancar em modo de segurança a partir daí.

[cmdexe #7] Desativar o acesso à rede através da linha de comandos

Para efetuar algumas tarefas como isolar computadores da rede ou até evitar distrações na internet, pode ser necessário desativar o acesso a esta.

Existe uma forma bastante simples de efetuar este procedimento, bastando para isso abrir a linha de comandos (tecla windows + r e escrever cmd ou ir ao menu iniciar -> todos os programas -> sistema windows -> linha de comandos) e escrever:

ipconfig /release

Para reativar o acesso, basta correr o comando:

ipconfig /renew

Open Live Writer

O Windows Live Writer é uma ferramenta de blogging bastante poderosa, talvez das melhores que existem por aí.

Live_Writer_2011

No entanto o seu desenvolvimento encontra-se parado desde 2012.

Felizmente, um grupo de pessoas decidiu desenvolver um fork desta ferramenta e ainda por cima Open Source!

Para descarregar a ferramenta, pode ir à página oficial do projeto.

Pequena ajuda para identificar dispositivos desconhecidos

Por vezes quando vamos até ao Gestor de Dispositivos ou Device Manager nas versões inglesas, deparamo-nos com alguns dispositivos desconhecidos, alguns deles facilmente conseguimos identificar, no entanto existem alguns em que essa tarefa é complicada.

No entanto com a ajuda do site “PCI DATABASE”, há uma forma de obter algumas pistas sobre que dispositivo desconhecido é esse.

Dê um duplo clique no dispositivo desconhecido e depois vá até ao separador “Detalhes” (Details), seguidamente na dropdown selecione (ID Hardware) deverá ver uma sequência de carateres como a da seguinte imagem:

vendev

 

Aí deverá verificar duas expressões uma iniciada por VEN que corresponde ao Vendor ID e cujo código neste caso é 10DE e outra que começa com DEV correspondente ao Device ID e neste caso possui o valor 0863.

o site PCI Database possui um sistema de pesquisa para estes valores:

pcidatabase

O Vendor Search serve para pesquisar os VEN permitindo identificar o fabricante e o Device Search os DEV que indicará o dispositivo.

Desta forma poderá ter algumas pistas úteis para a identificação destes dispositivos desconhecidos.

Como evitar que o computador hiberne automaticamente

Esta é uma questão que me têm colocado várias vezes, muitos utilizadores deixam o computador a fazer algumas tarefas como downloads e outras que levam mais tempoa processar, e depois queixam-se que o computador hiberna e desta forma parando as atividades que estavam a fazer.

No entanto, existe uma forma de controlar esse tempo, e até desativar este comportamento, para isso basta abrir o painel de controlo e ir até ao item “Opções de Energia” em inglês será algo parecido com “Power Options”:

opcoes_energiaPoderá também encontrar este item pesquisando no painel de controlo por “Energia”. Na vista de categoria, poderá encontrá-lo em “Sistema e Segurança”.

Na janela que surge, deverá dar um clique em “Alterar Definições do Esquema”:

opcoes_energia2Por fim, na janela irá aparecer um conjunto de combo boxes, que lhe permitirão alterar o tempo até o computador hibernar ou até desativar o mesmo, tal como poderá verificar na figura seguinte:

opcoes_energia3Altere para os valores desejados, e depois dê um clique em: “Guardar Alterações”.

 

Desmarcar automaticamente as checkboxes de instalação de programas adicionais durante a instalação

Certos programas, durante a sua instalação, instalam também uns “brindes extra” que muitas vezes são programas desnecessários e que apenas pioram a nossa experiência enquanto utilizadores, fazendo depois perder algum tempo a desinstalá-los.

Para ajudar a minimizar este problema, alguém teve a brilhante ideia de criar uma aplicação que automaticamente desmarca as checkboxes relativas a esses “brindes” durante a instalação, o seu nome é Unchecky.

Logo

O seu funcionamento é bastante simples, basta instalar e depois o programa tratará do resto, como podem ver no video disponível no site oficial da aplicação em:

http://unchecky.com/

Na página oficial, para além dos links para download gratuito da aplicação, encontra também um video explicativo acerca do seu funcionamento.

Como maximizar, restaurar ou minimizar uma janela a partir da barra de tarefas no Windows 8

Quem trabalha com um portátil em vários locais, uns com um segundo monitor ligado, outros apenas com o do portátil, provavelmente já se deparou com situações em que a janela fica fora do ecrã, não estando a barra de titulo visivel.

Em versões anteriores do Windows, bastava dar um clique direito sobre o ícone da aplicação na barra de tarefas e clicar em maximizar para que esta passasse a estar completamente visivel no ecrã, no entanto no 8 as coisas são ligeiramente diferentes.

Por isso vou apresentar duas soluções para resolver o problema das janelas que estão “fora do sítio”:

1. Através do ícone da janela:

Quando deixamos o cursor sobre o ícone da aplicação, o que faz surgir ao fim de poucos segundos os thumbnails das janelas abertas, aí podemos clicar com o botão direito do rato sobre esse e selecionar então uma das opções de redimensionamento da janela, tal como se pode conferir na imagem que se segue:

thumbnail_context

2. Através de um shift – click no ícone da aplicação

O outro caminho, é premindo a tecla shift (possui a seta para cima) e dar um clique direito no ícone, o menu de redimensionamento surgirá:

shiftclick

Espero que vos tenha sido útil, dúvidas ou questões nos comentários. Obrigado!