Como alterar a diretoria por defeito das máquinas virtuais do Android SDK

Há algum tempo, queria testar o sistema operativo Android, no entanto as máquinas virtuais que criei utilizando o AVD Manager  davam um erro estranho e simplesmente não inicializavam. Após muito pesquisar, encontrei o motivo dessa mensagem de erro, este sistema não suporta diretorias com acentos, e o Windows tem um grande defeito que é colocar o nome do utilizador como designação da sua pasta “Home”, ao contrário de outros sistemas operativos como o Linux, que nos permite especificar o nome pretendido para a pasta.

Por isso, se tiver este problema ou simplesmente não desejar que as máquinas virtuais fiquem alojadas na diretoria predefinida, existe uma forma bastante fácil de alterar a mesma:

1. Abra o menu iniciar, dê um clique com o botão direito do rato sobre “Computer” e no menu de contexto selecione “Properties”;

2. Na janela que surge, mais propriamente na sua barra lateral, dar um clique em “Advanced System Settings”:

3. De seguida, na nova janela clicar em “Environment Variables”:

4. Deverá então adicionar uma nova “Environment Variable” com o nome “ANDROID_SDK_HOME” e no Value a diretoria que pretende que as máquinas virtuais sejam armazenadas:

Agora as novas máquinas virtuais, serão então armazenadas na diretoria especificada, lembre-se apenas de a colocar numa sem acentos, e terá então o seu problema resolvido.

Deixe um comentário