[cmdexe #1] O editor de texto “edit”

cmdexe, é a nova rubrica do meu blog, onde irei escrever artigos específicos sobre as linhas de comandos Power Shell e cmd.exe do Windows.

Neste primeiro artigo, vou apresentar um editor de texto que o sistema operativo da Microsoft tem escondido nas versões de 32 Bit do Windows, o seu nome é edit.

Para verem o edit, basta abrir a linha de comandos do windows (Run -> cmd, ou Executar -> cmd na versão portuguesa) e escrever o comando edit ou edit nomedoficheiro.txt caso queira editar um ficheiro já existente ou criar um novo com esse nome.

6 comentários em “[cmdexe #1] O editor de texto “edit””

  1. Cara, legal. Trabalho com Linux e Windows e estava procurando um blog que tratasse desse assunto sobre o CMD.

    Como sabemos, no Linux, tudo pode ser feito via interface gráfica ou via Terminal (CMD), mas no Windows estamos acostumados a fazer tudo via interface e o CMD acaba por ser desconhecido. Mas se pensar numa situação sem o uso do mouse passaremos a dar mais importancia ao CMD pois, sem o mouse, a interface gráfica do Windows fica difícil de ser manipulada.

    Parabéns pelo trabalho.

  2. Esse tipo de editor tem uma funcionalidade única: a capacidade de selecionar “colunas”, pedaços de texto na vertical. As vezes você usa o comando de redirecionamento para um texto, tipo “dir >texto.txt” e tem uma lista bem interessante. O problema é selecionar o que você realmente precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *