Como remover o vírus da PSP (ou SPA, etc.)

Recentemente, tem havido uma praga de computadores infetados por um vírus que bloqueia o computador com uma mensagem dizendo que o utilizador foi apanhado a fazer atividades ilegais no computador e que por isso este foi bloqueado e para que seja desbloqueado, o utilizador terá de pagar uma multa.

Em primeiro lugar, não se assustem, pois a mensagem é falsa, vocês não terão de pagar multa nenhuma, nem as autoridades andam a perseguir-vos, tratando-se de um vírus informático.

Ao longo dos tempos, já apareceram diversas variantes deste, sendo cada vez mais difícil eliminá-lo, e ainda por cima recorre a um engenhoso método para se esconder, que torna bastante complexa a sua deteção por parte dos Antivirus.

A melhor solução para o eliminar, é recorrendo ao restauro do sistema, no entanto como o computador encontra-se bloqueado tanto em modo de segurança, como no modo normal, torna o acesso a este utilitário um pouco complicado, mas existe outro modo de segurança que o vírus não afeta, o “Modo de Segurança com Linha de comandos” ou “Safe Mode With Command Prompt” se utilizar a versão inglesa do Windows, não se assustem com a linha de comandos, vou-vos dizer tudo o que terão de fazer, e caso fiquem baralhados em algum post, têm a caixa de comentários para me contactarem, e eu ajudarei.

Sem mais demoras, caso este vírus infete vosso computador, sigam o procedimento seguinte:

1. Após o post do computador, primam repetidamente a tecla “F5″;
2. Surgirá o menu de opções de arranque, escolham “Modo de Segurança com Linha de Comandos” ou “Safe Mode With Command Prompt” na versão inglesa ;
3. Na linha de comandos escrevam C:\Windows\system32\restore\rstrui.exe , podem também fazer cd para a pasta do system restore através de cd \Windows\system32\restore e depois escrevam rstrui ;
4. O System Restore abre, no calendário escolham uma data em que não tenham tido o vírus, pessoalmente escolho um dia da semana ou mês anterior, dependendo dos pontos de restauro existentes;
5. Após concluír o assistente e o restauro ser feito, o vírus deverá ter desaparecido.

Espero que vos tenha ajudado, dúvidas ou sugestões utilizem a caixa de comentários. Obrigado!

Notem que os ficheiros do utilizador não são afetados por este procedimento.

60 thoughts on “Como remover o vírus da PSP (ou SPA, etc.)

      1. Jonh Doe

        pois .. o problema e esse … há muitas variantes do mesmo virus … nesta ultima versão do virus que eu encontrei em 11 Fevereiro de 2013 nem com rescue disk do panda do kasperky vai lá … só mesmo ligar o disco a outro pc recuperer os dados e depois voltar a instalar o SO. de momento na ultima versão ele aparece antes do gestor de tarefas arrancar o sistema ainda não tenho solução para ele !!!!! Há muita gente que desativa o ponto de restauro do windows para ele correr mais depressa ..

        Reply
  1. Joao Franco

    Óptima dica, funcionou na hora, por agora consegui livrar-me dele! Já não sabia o que fazer!
    Um abraço.

    Reply
  2. Nuno

    Boa tarde…
    Desculpe mas ao escrever o que disse …c:\windows…., remete para a janela de restauro do sistema onde diz que “…este sistema nao parece estar a funcionar corretamente”.
    Nao sei o que fazer… tou desperado e tenho um trabalho para entregar amanha.
    Ajude me sff

    Reply
  3. acfs

    Caro Fábio, o system restore dá-me como não activo e como tal, não consigo restaurar o sistem….

    Reply
  4. Nathan

    Olá… qdo a maquina eh reiniciada, pressiono o F5 e nao acontece nada… estou em note da Dell Inspiron 3420 com Windows 8…. Como faço para chegar no prompt ou no System Restore???? Obrigado..

    Reply
  5. Gonçalo

    Boas, depois de escrever C:\Windows\system32\restore\rstrui.exe, no centro de comandos, carreguei enter, e aparece, nao é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operacional ou ficheiro batch…. podia ajudar-me por favor?

    Reply
  6. Fábio Domingos Post author

    Desde já, obrigado a todos pelo feedback e elogios, vocês são sem dúvida a força que me faz manter este blog.
    Quanto aos problemas que têm surgido, sugiro que vejam este post, qualquer dúvida utilizem uma das caixas de comentários destes posts, aproveito também para pedir desculpa pelo atraso nas respostas, pois ultimamente o meu “volume de trabalho” tem aumentado substancialmente.

    Um grande abraço a todos!

    Reply
  7. jota

    Este virus evoluiu e o restore (rstrui) só é permitido através do modo de segurança com linhas de comando, mas atenção a quem já mexeu no arranque selectectivo no msconfig, isso poderá dar um erro no restore, devem voltar ao arranque normal,reiniciar, entrar novamente no modo de segurança com linhas de comando e executar rstrui, aí já deve dar.

    Reply
  8. ana sofia santos

    bem também eu acabei por ser apanhada
    só espero que quem o fez que fique sem pilinha :)
    é enervante sobretudo quem tem trabalhos para fazer… vamos ver se o meu recupera

    Reply
  9. vitor silva

    Boa noite, depois de escrever C:\Windows\system32\restore\rstrui.exe, no centro de comandos, carreguei enter, e aparece, nao é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operacional ou ficheiro batch…. podia ajudar-me por favor?

    Reply
      1. Miguel Machado

        Bom dia,

        Depois de executar o comando, na janela que me abre diz que ‘Não foram criados pontos de restauro na unidade de sistema do computador’. Como posso ultrapassar esta situação?

        Obrigado.

        Reply
  10. Manuel Guimaraes

    depois de várias horas a tentar outras “dicas” sem resultado finalmente encontrei este blog e ficou resolvido em segundos-
    Um grande obrigado

    Reply
  11. Nuno

    Após pesquisas em vários sites, eis a solução em 5minutos!!!
    A funcionar na perfeição!!! :)
    Obrigado :)

    Reply
  12. Rui Siva

    obrigado pela dica, mas n˜ao resolve o meu problema.

    Apesar de ter feito tudo e conseguir executar o restauro o virus mantem-se.

    Que devo fazer?

    Reply
  13. João Sousa

    Boas! :) Ajudou imenso, mas já tive casos em que nem o rescue disk, nem o restore funcionaram, uma ajuda para alguns seria usar o active password changer e ativar a conta oculta “Administrator” essa porém não estará infectada e, a partir daí, poderão correr o CCleaner da piriform e limpar todos os ficheiros temporários :) Obrigado, o blog ajudou bastante

    Reply
  14. silvano

    :-) Perfeito, nem sei como agradecer, poupei uns 40 €, fora o trantorno, e uma coça da mulher.
    Muito obrigado.

    Reply
  15. VascodaGama

    Tenho o mesmo problema e virus. Segui a dica do “\Windows\system32\restore e depois escrevam rstrui ” mas deparo-me com a resposta negative de nao poder alterar em “safe mode”.

    Como posso superar o problema?

    Many Thanks

    Reply
  16. Joana Freitas

    Bom dia,
    No meu pcnão funcionou.
    Cada vez que ligoo pc já nem mensagem aparece. Fica tudo branco e nem o primeiro passo resulta :/
    Alguma sugestão?
    Muito obrigada.

    Reply
  17. andre alemao

    Tambem fui infectado! mas quando tento entrar em modo safe e depois coloco a pass o pc abre de modo normal! O que devo fazer?

    Reply
  18. Daniel Oliveira

    Obrigado Fábio. Resultou mas só com “rstrui.exe”.
    És o exemplo vivo de que ainda há pessoas boas neste Mundo….
    Bem-hajas
    Daniel Oliveira

    Reply
  19. leonor

    Olá,carrego na tecla F8 e as teclas cima e baixo para por em modo de segurança não respondem, o que posso fazer?

    Reply
  20. Dias

    Carrego na tecla F5 e nada acontece.. Qd o pc inicia e aparece as opções de modo de segurança, carrego no modo linha de comandos e o sistema volta para o normal, como acontece com os outros modos de segurança :( volto sempre à mensagem…

    Reply
  21. Leiria

    Boa tarede, também me aconteceu ficar com o pc bloqueado com o virus psp.
    o meu Windows é o 8, ligo o pc e carrego várias vezes na tecla F8, não faz nada vai diretamente à página psp. Também já fiz com a tecla F5, faz exatamente a mesma coisa. Já passei para a pena um programa que li numa página liguei a pene no arranque esteve algum tempo a analizar, mas voltou aop mesmo. Não consigo entrar nem em comandos nem em Safe Mode With Command Prompt. Agradecia ajuda para resolver a situação. Obrigado.

    Reply
  22. Alberto

    Bom día,

    Chegou a minha vez de ser atacado…

    Mas não consigo que apareça um Menu, após clicar varias vezes no F5!!!

    O que poderei fazer?

    Reply
  23. Manuel Coelho

    Fantástico!!
    Bastou fazer o restauro do sistema para 3 dias antes (também era a única data disponível no meu Windows 7…) e, depois de muitas horas e tentativas, consegui!!
    Muito obrigado pelas dicas !!!!

    Reply
  24. Manuel Coelho

    Esqueci-me de referir que só consegui chegar ao restauro do sistema através do arranque em modo de segurança com linha de comandos e escrevendo “rstrui.exe” (sem aspas.
    Nem me perguntem como cheguei ao modo de segurança…
    Fui fazendo arranques sucessivos e carregando em F4, F5, F6,…F12, até conseguir…
    Nem acredito que a mensagem PSP já lá não está!
    Estou sempre à espera que regresse…
    Espero que não!!!
    Nota: à cautela, convirá ir fazendo pontos de restauro…

    Reply
  25. Jose

    Apareceu-me esse virus dizendo que se nao paga-se dentro de 12horas bloqueavam o pc. Eu ja fiz o restauro do sitema e ate corri dps posteriormente o Malwarebytes e tambem o HitmanPro antes do pc estar bloqueado. Sera que o pc inda ira ficar bloqueado ou o virus ja se foi? Obrigado

    Reply
  26. jota

    a mim tbm me apareceu essa msg, de seguida desliguei o pc no botão voltei a liga-lo e conseguia ir à net normalmente será que o pc ficou afetado?

    Reply
  27. tiago oliveira

    Olá,a mim apareceu me o virus da psp,mas desliguei o pc e nao apareceu mais é possivel k tenha desaparecido mesmo,ou estara ainda instalado?
    Mt obrigado pele atenção

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>