Aceder ao modo de segurança a partir do Boot do Windows 8 ou 10

Advanced Boot Options

Se já tentou premir a tecla “F8” ou a  combinação “shift +F8” sugerida em vários websites para aceder ao modo de segurança no Windows 8 ou no Windows 10 em modo UEFI, provavelmente deparou-se que o seu esforço foi em vão…

Caso consiga aceder ao sistema operativo, existem várias formas de reiniciar em modo de segurança, como abrir o menu iniciar e clicar no botão “Ligar/Desligar” ou “Power” na versão inglesa e manter premida a tecla shift ao mesmo tempo que clica em reiniciar.

No entanto, existem casos em que o sistema operativo não arranca e por isso não consegue efetuar esta combinação.

Através deste método irá poder aceder ao modo de segurança através das “Advanced Boot Options”, no entanto irá necessitar de aceder a uma terminal de linha de comandos, o que poderá fazer através de uma pen com o sistema operativo (pode descarregar aqui para o Windows 8 ou aqui para o Windows 10) e arrancar o computador através da mesma.

Após fazer boot com a mesma, abra uma linha de comandos (Advanced Boot Options -> Command Prompt) e escreva:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

Reinicie o computador e prima a tecla F8 no arranque, irá então surgir o ecrã de seleção de sistema operativo e que lhe possibilitará aceder ao modo de segurança premindo a tecla F8 que o levará até às “Advanced Boot Options”.

Para desativar o ecrã, basta correr:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard

Nota: Se desejar, poderá correr já este comando na linha de comandos com permissões de administrador (clique direito sobre o botão iniciar -> Linha de Comandos (Administrador) ou Command Prompt (Admin) na versão inglesa) e desta forma já não necessitará de criar uma pen de recuperação caso aconteça algum problema.

Nota 2: Caso nas advanced boot options, surja a opção “Start-up settings”, poderá também arrancar em modo de segurança a partir daí.

2 comentários em “Aceder ao modo de segurança a partir do Boot do Windows 8 ou 10”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *