Erro Critico: “Menu Iniciar e Cortana Não Funcionam!”

startmenu and cortana

Esta é uma mensagem que surge quando existe uma falha que impede que o menu iniciar seja aberto.

Nos casos que me surgiram, quando este erro critico ocorre, todas as ditas “Universal Apps” ou “Store Apps” como o Edge e a Store também não funcionam!

Pela internet existem diversas propostas de soluções, como reiniciar o computador em modo de segurança (manter premida a tecla shift, enquanto se clica em reiniciar no ecrã de login) e aí abrir o menu iniciar que supostamente irá funcionar corretamente; correndo o sfc /scannow na linha de comandos ou então através de um comando que irá então voltar a registar estas aplicações, no entanto nenhuma destas funcionou nos casos que me surgiram até agora.

Seguidamente, irei então indicar duas soluções que têm dado resultado.

Desinstalar aplicações incompatíveis ou com problemas

Existem algumas aplicações que fazem com que este problema ocorra, por isso caso tenha alguma destas aplicações, desinstale, reinicie o computador e veja se o problema ficou resolvido:

  • Dropbox: É a que tem causado mais problemas, se tiver esta aplicação instalada quando a mensagem surgiu, desinstale e reinicie o computador. Se estiver resolvido, então acabou de encontrar o culpado, tente caso necessite instalar a última versão da aplicação, provavelmente já devem ter resolvido o problema.
  • Corel Draw 11: Esta foi outra aplicação que causou o problema a uma amiga minha, possivelmente as anteriores também terão problemas.

Restaurar o Sistema

O restauro do sistema também resolveu vários casos, no entanto tenha atenção, apesar de não mexer nos seus ficheiros pessoais, as aplicações desde a data do restauro e as definições serão revertidas, tenha especial atenção caso utilize sistemas de gestão de bases de dados como SQL Server, Oracle, etc. pois também podem ser afetados pelo restauro. Muitos destes sistemas, vêm agregados a ERPs, softwares de contabilidade, gestão de frotas, etc. Faça uma cópia de segurança antes do restauro!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *