O que eu uso

Última Atualização: 14 de Abril de 2013

Houve algumas mudanças, principalmente a minha mudança do iTunes para o Spotify após 10 anos de exclusividade.

Computadores

Em termos de computadores, uso os seguintes equipamentos:

Desktop Core2Quad Q6600

Comprado em 2007, e com um upgrade em 2009, após a mudança da motherboard por avaria, tem-se portado bastante bem:

  • Motherboard:Gigabyte GA-G41M-Combo;
  • Processador: Intel Core2Quad Q6600;
  • Memória: 8 GB DDR3 1600 Kingston Hyperx;
  • Disco Rígido: Samsung Sata II 500 GB;
  • Placa Gráfica: Powercolor ATI Radeon HD5770 pcs+

Em termos de discos externos, neste momento apenas uso o Western Digital com 320 GB.

Macbook Unibody Late 2008 13″

É o meu portátil principal, comprei-o em 2009, e apesar de alguns problemas menores, continua a fazer o seu trabalho de forma irrepreensível:

  • Processador: Intel Core2Duo 2.4 Ghz;
  • Memória: 4 GB DDR 1066mhz;
  • Placa Gráfica: NVIDIA Geforce 9400M 256 MB;
  • Disco Rígido: 250 GB.

Gosto bastante deste portátil, e o facto de ter uma bateria removível ao contrário dos Macbook’s mais recentes, faz com que goste ainda mais dele.

Telemóvel

O meu telemóvel, é um iPhone 4S com 16 GB, após uma muito má experiência com um Samsung Galaxy Spica, um horror de telemóvel, decidi investir mais e comprar uma coisa decente. Apesar de hoje em dia haver excelentes alternativas e com bons preços.

Software

Sistema Operativo

No Macbook utilizo um dual boot entre Mac OS X Mountain e Windows 8 Pro, no Desktop uso apenas este último.

Utilizo também através de virtualização várias distribuições de Linux, sendo as que uso mais o Mint e o Ubuntu.

Produtividade

Para produtividade utilizo o Microsoft Office 2010, principalmente o Microsoft Word, para mim o melhor processador de texto, acho a versão Mac bastante inferior, nomeadamente ao nível das citações, uma funcionalidade que para mim, pelo menos por agora, é bastante importante.

Para sincronizar os meus ficheiros entre os vários computadores e dispositivos, utilizo uma conta gratuita do Dropbox com cerca de 33 GB conseguidos através da distribuição de convites, resolução das várias droquests que têm aparecido por aí e recentemente através da campanha Space Race.

Para além dos 25 GB do SkyDrive, recentemente passei também a utilizar o CloudPT e recomendo sem qualquer dúvida.

Também utilizo o ommwriter dana ii (versão paga), para escrever sem distrações, acreditem a minha produtividade aumentou bastante.

Desenvolvimento

Relativamente ao desenvolvimento, utilizo o Microsoft Visual Studio 2012 Professional, que a Microsoft gentilmente oferece aos estudantes universitários através do Dreamspark, e que uso para aprendizagem bem como para os projetos da universidade.

Para desenvolvimento Web, utilizo sobretudo PHP+mysql, como servidor utilizo o xampp lite, para escrever o código, uso o IDE Netbeans, fácil de usar e com funcionalidades bastante úteis.

Quanto a modelação, utilizo normalmente o Visual Paradigm Community Edition, que é gratuito e faz a grande maioria dos modelos que preciso, apesar de recentemente estar a usar mais o clássico conjunto papel e lápis ou caneta conforme o que estiver à disposição.

Utilizo também vários sistemas de gestão de bases de dados, como o Microsoft Access e o MS SQL Server Express Edition dependendo dos trabalhos que me pedem.

Multimedia

Após muitos anos a utilizar o iTunes, desde que saiu o Spotify em Portugal não quero outra coisa, pago por uma conta Spotify Unlimited, está simplesmente excelente! Neste momento apenas uso o iTunes para gerir os meus podcasts.

Quanto aos vídeos, VLC, abre tudo o que quero, suporta legendas, possui um grande manancial de funcionalidades, para mim um programa 5*.

Por vezes, quando necessito de fazer conversões, utilizo os excelentes e gratuitos Handbrake e Freemake Video Converter, fazem tudo o que preciso de uma forma bastante eficaz, apesar de por vezes dar alguns problemas menores, mas que tudo se resolve.

Passei a usar o Adobe Photoshop Elements 11 para editar as fotografias, sendo que para organizá-las uso o Organizer que vem incluído com este programa.

Utilizo também, para fazer alguns trabalhos de desenho simples, o Serif Draw Plus, foi barato (25 euros numa promoção) e tem-se portado bastante bem, para paginação o excelente Publisher cumpre o seu trabalho com distinção.

Diversão

Ultimamente, em termos de jogos, tenho recorrido apenas a jogos Indie, adquiridos na sua maioria através dos Humble Bundles que por aí têm aparecido.

Wishlist

Eis os meus objetivos futuros em termos informáticos:

– Fazer o upgrade do Office 2010 para o 365;

– Aprender a utilizar o Wolfram Mathematica;

– Continuar a expandir os conhecimentos de programação;

Dreams

Aqui, não há limites.

– Ter um Core i7 com 16 GB de Ram, um SSD de 500 GB e uma placa gráfica série HD7XXXX da ATI com uns 2 GB de ram, tudo isto sem emitir barulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *