É possivel consultar o histórico de comandos que utilizámos numa sessão da linha de comandos do Windows, bastando para isso premir a tecla:
F7
Irá então surgir uma listagem com o histórico dos comandos utilizados.
Dicas Informática e Programação
A linha de comandos do Windows possui uma funcionalidade bastante interessante e que por vezes pode dar bastante jeito.
Imagine que pretende correr um comando do género ipconfig /all e copiar o seu output para um ficheiro de texto. Aí teria de executar o comando, selecionar todo o texto de output, copiá-lo e só depois colá-lo no sitio desejado.
No entanto, existe uma forma de acelerar este processo, basta que após o comando inserido acrescente o sufixo “|clip”, por exemplo:
ipconfig /all |clip
Após correr o comando, basta ir a um ficheiro de texto e fazer colar.
Pode experimentar com qualquer comando que tenha um output.
O UNetbootin é uma ferramenta gratuita e bastante simples de usar que permite criar pens USB não de ISOs de distribuições Linux, mas também de ferramentas como a aplicação de remoção de vírus “Kaspersky Rescue CD”, deixando de ser necessário “queimar” propositadamente um DVD para o efeito.
Em termos de funcionalidades, esta ferramenta possibilita gravar um ISO que já tenhamos descarregado anteriormente ou então selecionar uma distribuição de Linux e o UNetbootin irá encarregar-se de todo o processo, desde o download até à gravação em formato bootable na pen.
Pode ser descarregada no seu site oficial em https://unetbootin.github.io/ e está disponível para Windows, Mac e Linux.
Para efetuar algumas tarefas como isolar computadores da rede ou até evitar distrações na internet, pode ser necessário desativar o acesso a esta.
Existe uma forma bastante simples de efetuar este procedimento, bastando para isso abrir a linha de comandos (tecla windows + r e escrever cmd ou ir ao menu iniciar -> todos os programas -> sistema windows -> linha de comandos) e escrever:
ipconfig /release
Para reativar o acesso, basta correr o comando:
ipconfig /renew
O Windows Live Writer é uma ferramenta de blogging bastante poderosa, talvez das melhores que existem por aí.
No entanto o seu desenvolvimento encontra-se parado desde 2012.
Felizmente, um grupo de pessoas decidiu desenvolver um fork desta ferramenta e ainda por cima Open Source!
Para descarregar a ferramenta, pode ir à página oficial do projeto.
Por vezes quando vamos até ao Gestor de Dispositivos ou Device Manager nas versões inglesas, deparamo-nos com alguns dispositivos desconhecidos, alguns deles facilmente conseguimos identificar, no entanto existem alguns em que essa tarefa é complicada.
No entanto com a ajuda do site “PCI DATABASE”, há uma forma de obter algumas pistas sobre que dispositivo desconhecido é esse.
Dê um duplo clique no dispositivo desconhecido e depois vá até ao separador “Detalhes” (Details), seguidamente na dropdown selecione (ID Hardware) deverá ver uma sequência de carateres como a da seguinte imagem:
Aí deverá verificar duas expressões uma iniciada por VEN que corresponde ao Vendor ID e cujo código neste caso é 10DE e outra que começa com DEV correspondente ao Device ID e neste caso possui o valor 0863.
o site PCI Database possui um sistema de pesquisa para estes valores:
O Vendor Search serve para pesquisar os VEN permitindo identificar o fabricante e o Device Search os DEV que indicará o dispositivo.
Desta forma poderá ter algumas pistas úteis para a identificação destes dispositivos desconhecidos.
Esta é uma questão que me têm colocado várias vezes, muitos utilizadores deixam o computador a fazer algumas tarefas como downloads e outras que levam mais tempoa processar, e depois queixam-se que o computador hiberna e desta forma parando as atividades que estavam a fazer.
No entanto, existe uma forma de controlar esse tempo, e até desativar este comportamento, para isso basta abrir o painel de controlo e ir até ao item “Opções de Energia” em inglês será algo parecido com “Power Options”:
Poderá também encontrar este item pesquisando no painel de controlo por “Energia”. Na vista de categoria, poderá encontrá-lo em “Sistema e Segurança”.
Na janela que surge, deverá dar um clique em “Alterar Definições do Esquema”:
Por fim, na janela irá aparecer um conjunto de combo boxes, que lhe permitirão alterar o tempo até o computador hibernar ou até desativar o mesmo, tal como poderá verificar na figura seguinte:
Altere para os valores desejados, e depois dê um clique em: “Guardar Alterações”.
Certos programas, durante a sua instalação, instalam também uns “brindes extra” que muitas vezes são programas desnecessários e que apenas pioram a nossa experiência enquanto utilizadores, fazendo depois perder algum tempo a desinstalá-los.
Para ajudar a minimizar este problema, alguém teve a brilhante ideia de criar uma aplicação que automaticamente desmarca as checkboxes relativas a esses “brindes” durante a instalação, o seu nome é Unchecky.
O seu funcionamento é bastante simples, basta instalar e depois o programa tratará do resto, como podem ver no video disponível no site oficial da aplicação em:
Na página oficial, para além dos links para download gratuito da aplicação, encontra também um video explicativo acerca do seu funcionamento.
Quem trabalha com um portátil em vários locais, uns com um segundo monitor ligado, outros apenas com o do portátil, provavelmente já se deparou com situações em que a janela fica fora do ecrã, não estando a barra de titulo visivel.
Em versões anteriores do Windows, bastava dar um clique direito sobre o ícone da aplicação na barra de tarefas e clicar em maximizar para que esta passasse a estar completamente visivel no ecrã, no entanto no 8 as coisas são ligeiramente diferentes.
Por isso vou apresentar duas soluções para resolver o problema das janelas que estão “fora do sítio”:
1. Através do ícone da janela:
Quando deixamos o cursor sobre o ícone da aplicação, o que faz surgir ao fim de poucos segundos os thumbnails das janelas abertas, aí podemos clicar com o botão direito do rato sobre esse e selecionar então uma das opções de redimensionamento da janela, tal como se pode conferir na imagem que se segue:
2. Através de um shift – click no ícone da aplicação
O outro caminho, é premindo a tecla shift (possui a seta para cima) e dar um clique direito no ícone, o menu de redimensionamento surgirá:
Espero que vos tenha sido útil, dúvidas ou questões nos comentários. Obrigado!
Até ao Windows XP, quando premiamos a famosa combinação ctrl+alt+delete chamávamos diretamente o Task Manager, no entanto desde o Vista que temos de passar por outro ecrã, quando o que queremos mesmo é o Task Manager.
Saiba então, que é possivel abrir diretamente o Task Manager, sendo que para isso deverá premir simultaneamente:
ctrl + shift + esc
E o Task Manager abrir-se-á!
Alternativamente, poderá também dar um clique direito na barra de tarefas e selecionar “Task Manager”.