Como escolher um antivirus

O processo de escolha de um antivirus deverá ter em conta diversos fatores, abaixo indicarei alguns a ter em conta.

Pago ou grátis?

Apesar de existirem excelentes antivirus grátis, muitos deles têm segundas intenções, veja-se o caso do avast que vendeu dados de utilizadores para empresas de marketing (https://abertoatedemadrugada.com/2020/01/avast-vende-dados-do-que-os-seus.html) e que encontra-se agora em processo de recuperar a credibilidade que teve em tempos.

Critérios a seguir para fazer uma boa escolha

A melhor fonte de informações sobre testes de antivirus são os laboratórios independentes, como é o caso destes dois:

Existem também alguns canais do youtube de excelente qualidade e que fazem testes excelentes, como é o caso do PC Security Channel:

Pessoalmente, não recomendo as sugestões de sites que não sejam de laboratórios independentes.

É também importante utilizar uma versão de demonstração e verificar o comportamento no seu computador.

Antivirus do Windows ou de terceiros?

Apesar de no passado não ser grande adepto do antivirus do Windows, este de acordo com os últimos testes efetuados nos laboratórios independentes, tem tido uma evolução bastante positiva tendo até recebido o certificado bronze nos testes efetuados no ano 2020 do av-comparatives (https://www.av-comparatives.org/tests/summary-report-2020/), fazendo com que a imagem que tenho sobre ele seja bastante mais positiva.

Quais os melhores antivirus pagos?

As minhas sugestões de melhores antivirus pagos são as seguintes:

  • Kaspersky: Leve e eficiente, muito bons resultados nos laboratórios independentes;
  • Bitdefender: Um excelente antivirus com uma interface bastante intuitiva, significativamente mais pesado na memória que o Kaspersky, o preço é mais acessivel.

Tenham em nota que apesar destas duas sugestões, existem outras excelentes escolhas, estou apenas a escrever por experiência própria.

Quais os melhores antivirus grátis?

Avira: Uma excelente antivirus, possui uma boa interface e não é muito pesado, é a minha principal recomendação para quem não quer pagar por um antivirus e não confia no Windows Defender;

Versões Grátis do BitDefender e Kaspersky: Pelos bons resultados que as versões pagas têm nos testes independentes, podem mostrar popups para comprar as versões pagas;

Microsoft Windows Defender: Apesar de no passado não ser muito recomendável, tem tido tal como referido anteriormente uma excelente evolução e começa a fazer frente a outras alternativas. Já vem pré-instalado no Windows 10 e não precisa de ser desinstalado caso opte por outra solução, este é automaticamente desativado.

Conclusão

Juntamente com a análise dos resultados de laboratório, instale a versão trial, explore a interface, veja o impacto que tem no seu sistema e verifique se será uma boa escolha.

As sugestões que indiquei anteriormente são válidas apenas durante o momento em que escrevo este texto, em breve poderão haver outras excelentes escolhas.

Sobre os cursos de informática

A oferta de cursos de informática ao nível dos vários graus de ensino é variada, e vão desde os cursos de Engenharia, sistemas de informação, tecnologias de informação e comunicação, entre outros.

O ACM, Association for Computer Machinery, elaborou um website onde explica de uma forma bastance sucinta cada um dos vários cursos existentes e que pode ser consultado aqui (em inglês), desenvolveram também alguns folhetos informativos que podem ser consultados aqui.

[CMEEXE #9] Consultar histórico de comandos utilizados

É possivel consultar o histórico de comandos que utilizámos numa sessão da linha de comandos do Windows, bastando para isso premir a tecla:

F7

Irá então surgir uma listagem com o histórico dos comandos utilizados.

historico_cmd

[cmdexe #8] Copiar output de um comando para a clipboard

A linha de comandos do Windows possui uma funcionalidade bastante interessante e que por vezes pode dar bastante jeito.

Imagine que pretende correr um comando do género ipconfig /all e copiar o seu output para um ficheiro de texto. Aí teria de executar o comando, selecionar todo o texto de output, copiá-lo e só depois colá-lo no sitio desejado.

No entanto, existe uma forma de acelerar este processo, basta que após o comando inserido acrescente o sufixo “|clip”, por exemplo:

ipconfig /all |clip

Após correr o comando, basta ir a um ficheiro de texto e fazer colar.

clip

Pode experimentar com qualquer comando que tenha um output.

Para os que estão preocupados com a recolha de informações por parte do Windows 10

A Microsoft disponibilizou no Technet um artigo com várias informações sobre que dados são recolhidos no Windows 10 bem como quais os procedimentos que devem ser seguidos para evitar a recolha.

Este pode ser acedido em: https://technet.microsoft.com/en-us/itpro/windows/manage/manage-connections-from-windows-operating-system-components-to-microsoft-services#bkmk-priv-feedback%5B1%5D .

Erro Critico: “Menu Iniciar e Cortana Não Funcionam!”

startmenu and cortana

Esta é uma mensagem que surge quando existe uma falha que impede que o menu iniciar seja aberto.

Nos casos que me surgiram, quando este erro critico ocorre, todas as ditas “Universal Apps” ou “Store Apps” como o Edge e a Store também não funcionam!

Pela internet existem diversas propostas de soluções, como reiniciar o computador em modo de segurança (manter premida a tecla shift, enquanto se clica em reiniciar no ecrã de login) e aí abrir o menu iniciar que supostamente irá funcionar corretamente; correndo o sfc /scannow na linha de comandos ou então através de um comando que irá então voltar a registar estas aplicações, no entanto nenhuma destas funcionou nos casos que me surgiram até agora.

Seguidamente, irei então indicar duas soluções que têm dado resultado.

Desinstalar aplicações incompatíveis ou com problemas

Existem algumas aplicações que fazem com que este problema ocorra, por isso caso tenha alguma destas aplicações, desinstale, reinicie o computador e veja se o problema ficou resolvido:

  • Dropbox: É a que tem causado mais problemas, se tiver esta aplicação instalada quando a mensagem surgiu, desinstale e reinicie o computador. Se estiver resolvido, então acabou de encontrar o culpado, tente caso necessite instalar a última versão da aplicação, provavelmente já devem ter resolvido o problema.
  • Corel Draw 11: Esta foi outra aplicação que causou o problema a uma amiga minha, possivelmente as anteriores também terão problemas.

Restaurar o Sistema

O restauro do sistema também resolveu vários casos, no entanto tenha atenção, apesar de não mexer nos seus ficheiros pessoais, as aplicações desde a data do restauro e as definições serão revertidas, tenha especial atenção caso utilize sistemas de gestão de bases de dados como SQL Server, Oracle, etc. pois também podem ser afetados pelo restauro. Muitos destes sistemas, vêm agregados a ERPs, softwares de contabilidade, gestão de frotas, etc. Faça uma cópia de segurança antes do restauro!

[.NET] ClosedXml: Uma alternativa ao Excel Interop

Apesar de ser bastante flexível e simples de usar, a biblioteca interop do Excel deixa bastante a desejar em termos de desempenho. É verdade que se tivessemos de fazer o trabalho à mão, levaria bastante mais tempo, mas quando se pode ganhar tempo, acho que tudo vale a pena experimentar.

Após várias pesquisas, encontrei uma possivel solução que resolve alguns destes problemas, é gratuita e chama-se “ClosedXML”.

closedxml

Em termos de sintaxe, é bastante semelhante ao excel interop, em baixo mostro um exemplo de criação de um novo livro excel,  adição de uma worksheet e de seguida gravo o livro:

 

//criação do novo livro
var workbook = new XLWorkbook();

//Adicionar uma sheet ao mesmo
var worksheet = workbook.Worksheets.Add("Lista de Endereços");

//Gravar o livro criado
workbook.SaveAs(diretoria + "\\ListaEnderecos.xlsx");

 

Para abrir um livro já existente e escrever no mesmo:

 

//Abertura do ficheiro
workbook = new XLWorkbook(diretoria + "\\ListaEnderecos.xlsx", XLEventTracking.Disabled);
var sheet = workbook.Worksheet(1);

//Escrita do Cabeçalho
sheet.Cell(1, "A").Value = "Nº artigo";
sheet.Cell(1, "B").Value = "Designação";
sheet.Cell(1, "C").Value = "Quantidade";
sheet.Cell(1, "D").Value = "Preço s/ iva";
sheet.Cell(1, "E").Value = "iva";

//Definir cor de fundo das células

sheet.Range("A1:E1").Style.Fill.BackgroundColor = XLColor.Yellow;

//Gravar alterações

workbook.Save();

 

E basta isto, para escrever e formatar algumas células no ClosedXML, aqui, uma das principais diferenças quando comparado ao Interop, é o facto de em vez de Cells para fazer referência à célula, usa-se apenas Cell e em vez [] usa-se (), destaca-se o facto de não ser necessário fechar a instância do Excel no fim da sua utilização, pois esta biblioteca escreve diretamente nos xml dos ficheiros, não sendo necessário ter a aplicação aberta para enviar comandos.

No entanto, destaca-se o facto de não suportar imagens (se tentar copiar uma folha completa, as imagens não irão passar para a nova), o facto de apenas suportar formatos de ficheiros baseados no padrão “Open XML” (.xlsx) bem como o facto de não suportar ficheiros com macros (.xlsm), apesar de existirem por aí alguns workarounds mas que ainda não experimentei.

Pode descarregar o ClosedXML gratuitamente em: https://closedxml.codeplex.com/

UNetbootIn – Criação de Isos de distribuições Linux de forma fácil

O UNetbootin é uma ferramenta gratuita e bastante simples de usar que permite criar pens USB não de ISOs de distribuições Linux, mas também de ferramentas como a aplicação de remoção de vírus “Kaspersky Rescue CD”, deixando de ser necessário “queimar” propositadamente um DVD para o efeito.

Ecrã Inicial do UNetBootin - Fonte: Página Oficial
Ecrã Inicial do UNetBootin – Fonte: Página Oficial

Em termos de funcionalidades, esta ferramenta possibilita gravar um ISO que já tenhamos descarregado anteriormente ou então selecionar uma distribuição de Linux e o UNetbootin irá encarregar-se de todo o processo, desde o download até à gravação em formato bootable na pen.

Pode ser descarregada no seu site oficial em https://unetbootin.github.io/ e está disponível para Windows, Mac e Linux.

Aceder ao modo de segurança a partir do Boot do Windows 8 ou 10

Advanced Boot Options

Se já tentou premir a tecla “F8” ou a  combinação “shift +F8” sugerida em vários websites para aceder ao modo de segurança no Windows 8 ou no Windows 10 em modo UEFI, provavelmente deparou-se que o seu esforço foi em vão…

Caso consiga aceder ao sistema operativo, existem várias formas de reiniciar em modo de segurança, como abrir o menu iniciar e clicar no botão “Ligar/Desligar” ou “Power” na versão inglesa e manter premida a tecla shift ao mesmo tempo que clica em reiniciar.

No entanto, existem casos em que o sistema operativo não arranca e por isso não consegue efetuar esta combinação.

Através deste método irá poder aceder ao modo de segurança através das “Advanced Boot Options”, no entanto irá necessitar de aceder a uma terminal de linha de comandos, o que poderá fazer através de uma pen com o sistema operativo (pode descarregar aqui para o Windows 8 ou aqui para o Windows 10) e arrancar o computador através da mesma.

Após fazer boot com a mesma, abra uma linha de comandos (Advanced Boot Options -> Command Prompt) e escreva:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

Reinicie o computador e prima a tecla F8 no arranque, irá então surgir o ecrã de seleção de sistema operativo e que lhe possibilitará aceder ao modo de segurança premindo a tecla F8 que o levará até às “Advanced Boot Options”.

Para desativar o ecrã, basta correr:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard

Nota: Se desejar, poderá correr já este comando na linha de comandos com permissões de administrador (clique direito sobre o botão iniciar -> Linha de Comandos (Administrador) ou Command Prompt (Admin) na versão inglesa) e desta forma já não necessitará de criar uma pen de recuperação caso aconteça algum problema.

Nota 2: Caso nas advanced boot options, surja a opção “Start-up settings”, poderá também arrancar em modo de segurança a partir daí.