Neste post, vou falar dos 3 tipos de migração para o Windows 7:
- Atualizar para o Windows 7 a partir do Windows Vista;
- Migrar para o Windows 7 a partir do Windows XP;
- Fazer upgrade de uma edição do Windows 7 para outra edição do Windows 7.
Antes de começar a escrever sobre como poderá fazer a atualização, aconselho vivamente a correr primeiro a ferramenta “Windows 7 Upgrade Advisor”, para confirmar que o computador suporta o Windows 7. Esta ferramenta poderá ser descarregada gratuitamente na página http://windows.microsoft.com/upgradeadvisor .
Atualizar para o Windows 7 a partir do Windows Vista
Esta atualização é bastante simples, e quando é feita, todos os documentos, definições, aplicações e contas de utilizador que existem no computador são automaticamente importados para o novo sistema operativo. Em termos de requisitos a ter em conta, é exigido que possua o Service Pack 1 do Windows Vista instalado e pelo menos 10 GB de espaço livre no disco.
Note também que não é possível atualizar do Windows Vista com arquitetura 32 bit para um Windows 7 com arquitetura 64 bit e vice-versa, nestes casos deverá fazer uma nova instalação.
Antes de efetuar a atualização, certifique-se que possui um backup recente do sistema, para o caso de algo correr mal.
A atualização, deverá ser feita, efetuando boot do sistema através do cd do sistema operativo Windows 7, e quando aparecer a janela “Which type of installation do you want”, deverá selecionar “Upgrade”.
Migrar para o Windows 7 a partir do Windows XP
Neste momento deve estar a interrogar-se acerca do motivo de eu chamar a este procedimento migração e ao anterior a partir do Windows Vista atualização, pois bem a resposta é bastante simples não é possível atualizar para o Windows 7 a partir do Windows XP.
Nestes casos, a única opção será a realização de uma nova instalação, se estiver inseguro, recomendo que recorra ao dual boot, ou seja manter os dois sistemas operativos em simultâneo.
Caso opte por instalar o Windows 7, formatando a unidade onde se encontra o Windows XP, não se esqueça de efetuar os backups.
Fazer upgrade de uma edição do Windows 7 para outra edição do Windows 7
O Windows 7 existe em 6 edições: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate. Por vezes, existe a necessidade de evoluir de uma versão para outra, por forma a tirar partido de mais funcionalidades.
Este upgrade pode ser feito de 2 formas diferentes, através do disco da versão mais avançada e respetiva chave de produto, e através do Windows Anytime Upgrade.
Se optar pelo disco da versão mais avançada, deverá seguir o procedimento de uma atualização normal, como se fosse atualizar do Windows Vista para o Windows 7.
Caso opte pelo Windows Anytime Upgrade, deverá adquirir primeiramente, uma “caixa” deste produto, que possibilite a atualização da sua versão atual para a versão pretendida
Note que a aquisição em caixa, é a única hipótese em Portugal, pois a Microsoft Store não existe no nosso país.
Depois, deverá no seu computador, abrir o assistente do Windows Anytime Upgrade, que poderá ser feito pesquisando na caixa de procura do menu iniciar, ou neste menu ir a All Programs e procurar por este assistente. Seguidamente, deverá selecionar a segunda opção “Enter an Upgrade Key” e seguir as instruções:
Tenha em atenção que o Windows Anytime Upgrade, só suporta chaves específicas, se ter, por exemplo, o Windows 7 Home Premium e possuir uma versão de retalho (não Anytime Upgrade), deverá seguir o processo de atualização normal através do disco da versão mais avançada, pois essas chaves não são suportadas.
Excelentes dicas! Parabéns
Obrigado!