[Dicas Word #9] Reduzir o tamanho do ficheiro através da compressão de imagens

Por vezes, quando estamos a editar ficheiros muito grandes, começa a existir uma degradação significativa no desempenho do Word, notando-se principalmente nos autosaves (Guardar Automaticamente) um “soluço” na aplicação.

Uma das principais responsáveis por este “fenómeno” são as fotografias que tiramos com a máquina fotográfica com tamanhos significativamente grandes e por vezes inserimos nos documentos, aumentando significativamente o tamanho do mesmo, pois uma foto tirada num smartphone dado o seu número de megapixeis pode chegar a pesar cerca de 3 MB ou muito mais.

O Microsoft Word possui uma funcionalidade que permite reduzir estas imagens através da compressão ou da remoção das partes retiradas (crop). Para tirar partido desta funcionalidade, devemos seguir as seguintes instruções:

1. Dar um clique numa imagem, e no separador que se abre (Ferramentas de Imagens ou Picture Tools), clicar em “Compress Pictures”:

2. Surge então uma caixa com várias opções

Ou na versão portuguesa

Como podemos ver, através da visualização das figuras anteriores, em opções de compressão temos 2 opções, uma que permite aplicar a compressão apenas a esta imagem, assinale se for este caso, no entanto se pretender aplicar a compressão a todas as imagens do documento, desmarque-a.

Se utilizou recortes (crop) nas imagens e não desejarmos manter as áreas recortadas então assinale também a segunda opção, por vezes poderá ter uma compressão significativa.

Em destino, podemos ver quatro opções, pessoalmente penso que a segunda (Ecrã) seja suficiente para a maioria dos documentos e efetua uma grande redução no tamanho do documento caso tenha muitas imagens, poderá também usar a correio eletrónico caso deseje enviar o documento por este meio, útil caso queiramos pedir feedback do mesmo e a caixa de correio do destinatário ter limites,  no entanto e apesar da grande compressão não recomendo normalmente se for um documento formal.

Espero que tenha sido útil.

Deixe um comentário