A Caminho do Windows 8.1 – Developer Preview – O Regresso do Botão Iniciar

A primeira grande atualização para o Windows 8 está a chegar. Para já, está disponível para todos os entusiastas interessados em experimentar, a versão “Developer Preview” que no fundo é uma Beta, não sendo por isso uma versão completa e consequentemente pouco recomendável usá-la como sistema operativo principal.

As novidades são várias, e fazem com que esta nova versão corrija alguns dos problemas de usabilidade para alguns dos utilizadores que não se adaptaram às muitas mudanças impostas pela Microsoft no grande salto que foi entre as versões 7 e 8.

Nesta série de artigos, irei abordar algumas das novidades, muitas delas certamente irão dar jeito a muitos utilizadores e reparar algumas das falhas da versão 8, outras trarão certamente ainda mais polémica, no entanto penso que tudo foi para melhor.

Parte I – O Regresso do Botão Iniciar

O Botão Iniciar está de volta ao ambiente de trabalho, como é possível concluir através do seguinte screenshot:

desktop

No canto inferior esquerdo, lá está o botão iniciar, no entanto e para terminar desde já com as expetativas de alguns utilizadores, o menu iniciar clássico que nos acompanhou desde o Windows 95 até ao 7 não está de volta, apenas o botão, que irá desencadear o novo “ecrã iniciar” que surgiu no Windows 8, mas não fiquem desiludidos, continuem a ler porque este novo ecrã foi bastante melhorado e a sua utilização é muito mais fácil e intuitiva como iremos ver na segunda parte, mas se mesmo assim não gostarem vejam esta excelente aplicação da Stardock, o start8.

O aspeto do botão foi atualizado com o novo logotipo do Windows:

startmenu81

Se colocarmos o cursor do rato sobre este, veremos uma pequena animação e o ícone irá transformar-se na cor que estamos a utilizar como tema do ecrã iniciar, ficando semelhante ao botão “iniciar” que vemos na “charms bar” que surge no lado direito do ecrã.

startmenu81_mouseoverO novo botão iniciar, está também presente no canto inferior quando acedemos ao ecrã iniciar ou quando colocamos o cursor nesse local.

Também o Power User Menu que surgiu no Windows 8 e que abordei há um tempo atrás [clicar na hiperligação para ver o artigo] foi significativamente melhorado.

No Windows 8, este era o aspeto do Power User Menu:

powerusermenu

Na Developer Preview do Windows 8.1, este é o seu aspeto:

poweruser81

Nesta nova versão, passa a ser possível encerrar, reiniciar e colocar o computador em modo “Sleep” a partir deste menu, destaca-se também o facto de abrir a PowerShell (ver as duas últimas opções do primeiro grupo), ao contrário do Windows 8 que abria a tradicional linha de comandos cmd.exe, nota-se aqui mais um passo da Microsoft na adoção desta nova shell de comandos bastante mais poderosa e atualizada.

Estas novidades certamente serão do agrado de todas as pessoas que estavam habituadas a encerrar o computador a partir do velhinho menu iniciar.

Deixe um comentário